segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O professor e a importância do hábito da leitura

Prezados, graça e paz do Senhor seja convosco.
Sabemos que a leitura é muito importante, ela nos auxilia em todas as áreas da vida. Na Escola Dominical então, é indispensável.
Aproveito artigo abaixo.
Ageu Santos

Ler bons livros deve ser um hábito na vida de todo professor. Essa leitura não deve limitar-se a bíblia, mas amplia-se na utilização de livros e textos auxiliares que levem ao questionamento, desenvolvimento do raciocínio, permitindo ao leitor refletir, analisar diferentes aspectos e contextos do mundo antigo e contemporâneo.
É fato que a maioria dos professores da escola dominical além de ministrarem aula, exercem outras atividades na sua vida pessoal. Trabalham, estudam, há a responsabilidade com a família, não lhes restando muito tempo para se dedicarem ao preparo das aulas. São voluntários que se esforçam para ministrarem uma boa aula mesmo não tendo muitas vezes, a qualificação necessária.
No ambiente da escola dominical identifica-se um percentual elevadíssimo de alunos que sabem ler mas não conseguem interpretar. Muitas dessas pessoas são usadas por Deus, porém, não conseguem entender textos básicos da bíblia.
É necessário que o professor esteja atento e consiga identificar as características da comunidade e as características individuais dos alunos.
O professor precisa ter uma nova leitura de mundo, convicto de que o Espírito Santo revela as verdades da Palavra de Deus, mas não exclui ou anula a necessidade de métodos de ensino com a proposta de provocar mudanças.
O evangelho provoca mudanças. “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17:6). Transformação moral, social e espiritual.
Jurema de Souza Martins
Assembléia de Deus Ministério Barão de Petrópolis
Congregação Filadélfia – Rio de Janeiro – RJ
Preletora, educadora
Graduando Teologia Ministerial e Pedagogia
Jusm_01@yahoo.com.br

Fonte: http://www.ensinodominical.com.br/